Como ter uma boa saúde

Dicas de alimentação e exercícios para ter uma boa saúde 

saiba como ter uma boa saúde
Hoje tomei uma decisão drástica na minha vida, decidi que ia me cuidar mais e tomei em vista minha saúde como a principal motivação.

fiz um pequeno teste e ele me revelou que estou muito abaixo do meu peso e da minha estatura normal, isso me fez pensar melhor nos meus hábitos alimentares.

O grande mau das pessoas é sempre acreditar que nada de mal vai acontecer com elas, então ignoram completamente as coisas que podem causar mal.

Eu coloque em mente que seria uma pessoa mais saudável e decidi começar com a minha refeição que é totalmente errada, eu tenho certos distúrbios psicológicos que me impedem de ter uma boa alimentação, então o que eu como pode me trazer graves doenças e quem sabe causar uma morte prematura.


E já que o assunto é se alimentar bem eu fiz uma boa pesquisa e cheguei a seguinte conclusão.
para ter uma boa refeição seu prato deve ter
  • 50 a 60% de carboidratos, carboidratos são uma especie de açúcar que funcionam como um combustível para o corpo, eles podem ser encontrados em maças, pães ,arroz,milho etc...
  • 30% de gorduras,estas são como um segundo combustível, quando ficamos gordinhos é porque temos armazenado uma grande quantidade de gordura no nosso corpo e o primeiro tipo de gordura que o organismo queima são os carboidratos, ou seja, para emagrecer devemos comer menos carboidratos e fazer mais exercícios.
  • 10 a 15% de proteínas, as proteínas servem para criar novos tecidos ou aumenta-los, no caro um músculo pode crescer mais rápido com o aumento das proteínas na sua alimentação, então já sabe a dica nada de bomba! podemos encontrar as proteínas em carnes como frango e peixes.
O maior cuidado com a alimentação pois qualquer descuido pode acarretar grandes prejuízos, você não esta proibido de comer batatas, coxinhas,pizza pelo contrário você pode comer mas tenha a certeza de que vai fazer isso por pelo menos 1 ou 2 vezes por mês e sem exageros.

Outro cuidado que devemos ter com a nossa saúde é com o nosso corpo, não adianta ter uma alimentação rica em coisas saudáveis e simplesmente ter uma vida parada.
vamos pensar que você leito é um estudante ou trabalhador,certo!
agora vamos lá você trabalha de 9 as 18 horas ou você estuda de manhã e tem um curso a tarde, você faz isso durante a semana toda, e acha que não tem tempo de se exercita ou que vai ficar cansado de mais para trabalhar no dia seguinte.
bom acho que você vai ficar cansado sim mas só nos primeiros dias e é uma coisa muito normal, depois o corpo se acostuma, procure fazer exercícios regulares durante a semana como por exemplo ir a academias 2 ou 3 vezes na semana, correr na rua ou na esteira ou quem sabe praticar uma atividade extra como uma luta ou dança.

O que se deve fazer na hora de se exercitar?

isso é muito importante para evitar coisas indesejáveis como câimbras e distensões. 
antes de se exercitar deve-se fazer um longo aquecimento e alongamento, para seu corpo não funcionar mal ou travado. 
logo você vai perceber seu corpo mais leve e mais preparado para devidos tipos de exercícios, eu pratico luta e estava a 3 meses parado e depois que voltei ao dojo fique completamente acabado pois não tinha me alongado direito.

Saúde mental

Uma coisa que muitos acham irrelevante mas para mim sem dúvidas é essencial, a saúde mental faz parte dessa rotina de exercícios que você acabou de ler, para ser saudável mentalmente você deve dormir bem, evitar estresses desnecessário, praticar técnicas de respiração, ler bastante e procura sempre ter um bom caminho para resolver uma situação.
  • Durma por pelo menos de 8 horas por noite, ou seja, sua esposa ou mãe ligou vá pra casa porque já esta tarde. alem disso dormir é umas das poucas formas do seu cérebro descansar, então se você é uma pessoa com muita dor de cabeça é provável que você sofra de insonia.
  • Evite ficar estressado com qualquer coisa, se algo deu errado sim é chato, mas não precisa ficar "P" da vida,ficar irritado não vai resolver o problema só vai piorar.
  • As técnicas de respiração são importantes para manter um bom nível de oxigênio no seu sangue, você pode aprender em alguns vídeos de ioga ou pode entrar para um turma, com certeza você vai se tornar uma pessoa mais bonita e melhor.
  • Ler ajuda a treinar o cérebro para situações como lembrar de alguma coisa, escrever bem, se mante informado e entre varias outras coisas.

Paz espiritual

Se você é um ateu não tem problema, acredite que faz parte de um sistema e que esse sistema tem uma energia e que essa energia abastecer seu interior... ta certo não sei como indicar essa dica aos ateus mas para você que tem uma religião, seja ela qual for, aconselho a seguir em frente e não abandonar sua fé pois um bom estado de espirito pode ser primordial até mesmo em situações rotineiras.
busque sempre esta em paz com você mesmo, com a natureza com seu Deus...

Viaje e relaxe !

uma boa viajem pode trazer grandes custos mas o que importa não é a despesa e sim seu bem esta, não existe saúde se você mesmo que seguindo todas as dicas não estiver bem psicologicamente.
Então pense bem você esta com sua namorada ou esposa com um dinheirinho que não vai fazer falta e que tal  deixar os problemas de lado esse fim de semana e ir a um lugar legal, não precisa ser longe pode ser em um município ao lado do seu, um cidade bonita e perto ou até mesmo um passeio no shopping ou ir ao cinema, 
sua gata vai adorar e você vai ficar muito relaxado, esse é o tempo pra você onde você escolhe o que fazer de sua vida.

Bom espero ter ajudado e boa saúde!

Comentários